Reprodução II - Ciclos Hormonais

1) Ciclos hormonais

A. Feminino

- Hormônios:
  • Gonadotróficos: FSH e LH
  • Ovarianos: Estrogênio e progesterona
- Ciclo Menstrual:
  • 28 dias
  • 1º dia é o 1º dia de menstruação



A hipófise aumenta a produção de FSH, o que induz os folículos ovarianos a amadurecerem os óvulos. Na maioria dos casos, somente um folículo chega ao estágio final de maturação. Esse folículo secreta estrogênio, que passa a ter sua concentração, no sangue, aumentada. Essa concentração elevada começa a inibir a produção de FSH pela hipófise e começa a secretar LH. A alta concentração de LH estimula a ovulação e, consequentemente, a formação do corpo lúteo. Este, produz progesterona, que após atingir as concentrações ideais, inibe a produção de LH.

OBS1: A inibição do FSH pelo estrogênio é importante para que outros folículos não sejam estimulados e somente um continue maturando.
OBS2: Em caso de gravidez, o corpo lúteo é mantido pelo HCG, produzido pelas vilosidades coriônicas.


OBS: A menstruação ocorre devido à queda do nível de progesterona. Esta redução se deve à regressão do corpo lúteo, estrutura ovariana que secreta este hormônio.

B. Masculino

FSH - Gametogênese
LH - Produção de Testosterona

2) A Fecundação (ocorre nas tubas uterinas)

Ocorre a união das células haplóides, óvulo e espermatozóide, originando o zigoto, que é diplóide. Na fecundação, o espermatozóide deve atravessar a corona radiata. Isso ocorre devido à liberação de uma enzima contida no acrossoma, chamada hialuronidase. Depois, enzimas degradam as proteínas da zona pelúcida (grossa camada glicoproteica que envolve o ovócito). Assim que o espermatozóide chega ao ovóvito, ocorre a reação cortical: O conteúdo das vesículas corticais é liberado do ovócito por exocitose. Essas vesículas contém substâncias que alteram as propriedades da zona pelúcida, que passa assim a impedir a penetração de outros espermatozóides.

OBS: Mitocôndrias
As mitocôndrias dos seres humanos são herdadas da mãe. Na fecundação o espermatozóide perde sua cauda e a parte intermediária, onde ficam alojadas as mitocôndrias.

OBS2: Menopausa e Osteoporose
Quando a mulher atinge a menopausa, não produz mais o estrogênio (responsável pela inibição da atividade osteoclástica). Logo, a atividade osteoclástica é acentuada, promovendo a destruição da matriz óssea.


3 comentários:

Paulie disse...

Parabéns, adorei!

Anônimo disse...

Direto e reto. Ótimo!

Unknown disse...

Isso é um resumo do gráfico ?

Postar um comentário